Nova descoberta da Petrobras vai render royalties a 6 municípios do RJ
sábado, 22 de agosto de 2009
G1, RIO
Seis municípios do Rio serão contemplados com os royalties da reserva de petróleo leve, encontrada pela Petrobras, no pós-sal da Bacia de Campos. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (21) pelo Departamento de Recursos Minerais do estado do Rio (DRM-RJ).
Os municípios beneficiados serão Campos e Quissamã, no Norte Fluminense, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos; e Rio de Janeiro.
A descoberta da nova reserva foi anunciada pela Petrobras na quinta-feira (20). O petróleo leve foi encontrado em uma perfuração informalmente denominada Aruanã.
280 milhões de barris de petróleo
De acordo com a empresa, análises preliminares indicam a presença de volumes recuperáveis em torno de 280 milhões de barris de petróleo leve e com boa produtividade.
O bloco em questão foi adquirido na sétima rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), ocorrida nos dias 17 e 18 de outubro de 2005.
O poço está localizado a cerca de 120 quilômetros da costa do Estado do Rio, a 976 metros de profundidade (na camada pós-sal). A descoberta foi comprovada por avaliações em reservatórios localizados entre 2.993 e 3.123 metros de profundidade. A descoberta será, em seguida, apresentada para a ANP.
Prospecção
Segundo a estatal, em reservatórios geologicamente semelhantes a esta descoberta, também na Bacia de Campos, no Campo de Marlim Sul, a Petrobras perfurou dois poços, nos anos de 2007 e 2009, a 1,2 mil metros de profundidade.
As estimativas destes poços, a serem desenvolvidos no plano estratégico 2009-2013, são de até 350 milhões de barris.
Por@.com às 21:35
Categoria economia